O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

sexta-feira, 18 de março de 2016

À COMUNIDADE ACADÊMICA E À SOCIEDADE PARAENSE

Cidadãos e cidadãs paraenses, nestes dias difíceis e de exacerbada complexidade, nós, professores da Universidade Federal do Pará, vimos nos expressar em defesa da democracia e contra qualquer iniciativa que implique em golpe contra a legalidade constitucional.
Fazemos isto por entender que este é um momento que exige um posicionamento crítico, pois estamos diante da ampliação de uma grave crise política motivada por ameaças à ordem constitucional e aos direitos civis e políticos de nosso povo, com o crescimento indesejável da violência e de ocorrências de natureza fascista.
Não temos a intenção de preservar este ou aquele partido político, nem de concordar ou discordar com as políticas do presente governo, entretanto, os acordos, tentativas ou manipulações midiáticas e judiciais que têm manifestado a intenção de retirar a Presidente da República de seu cargo, representam, inegavelmente, um grave desrespeito à ordem constitucional e à sagrada soberania das urnas.
Tais tentativas ficam cada vez mais claras quando assistimos aos julgamentos midiáticos viabilizados pelo vazamento seletivo de componentes processuais antes de sua análise meticulosa e conclusões subsidiadas, o que comprova cabalmente o conluio existente entre setores do Judiciário e da grande mídia. Da mesma forma, alguns juízes têm ignorado solenemente a necessária postura de imparcialidade, que é um pressuposto de validade do processo, atribuindo culpas “a priori” e detendo cidadãos com o fito de negociar delações pontuais de natureza política.
Queremos deixar claro que apoiamos toda e qualquer forma legal de investigação e apuração dos casos de corrupção em nosso país, todavia, não podemos simplesmente negar um dos princípios fundantes do direito humano que é o de que “todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele” (Artigo X da Declaração Universal dos Direitos do Homem).
Como educadores e pesquisadores, temos na liberdade, no rigor, na criatividade e na pluralidade, elementos indispensáveis de atuação profissional e política, daí nosso comprometimento com a normalidade institucional e a proteção dos valores inegociáveis da justiça e da democracia.

PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Belém do Pará, 18 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário