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sexta-feira, 11 de julho de 2014

TCE DENUNCIA AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE ENSINO MÉDIO NO PARÁ



Uma auditoria feita pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado do Pará, que tinha como objetivo avaliar aspectos relacionados à gestão das escolas públicas estaduais de ensino médio, considerando os anos de 2010, 2011 e 2012, verificou o seguinte:
1.    DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, REVISÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP E PLANEJAMENTO ANUAL DAS ESCOLAS;
2.   DEFICIÊNCIA NO APOIO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ESCOLA E DE SEUS GESTORES POR PARTE DA SEDUC/URE/USE;
3.   DEFICIÊNCIA DE SUPERVISÃO DA SEDUC/URES/USES NAS ESCOLAS;
4.   BAIXA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DA ESCOLA
5. INFRAESTRUTURA PRECÁRIA PARA O ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DO ENSINO MÉDIO
6.    INFRAESTRUTURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO; e
7. AÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PARCIALMENTE ALINHADAS COM AS NECESSIDADES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO.


O trabalho foi realizado por meio de visitas de estudo, nas quais foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados.
No período analisado, de 2010 e 2014, foi gasto o montante de R$2.513.280.82 somente para a “Implementação do Ensino Médio”.

Destaca-se aqui alguns dados revelados pelo relatório:
- “40% dos gestores das escolas entrevistados, informaram que têm dificuldade na elaboração do PPP quanto à disponibilidade de diretrizes ou orientações por parte da Secretaria de Educação”
- “ausência de recursos material e humano disponibilizados pela SEDUC/UREs para educação inclusiva”
- “ausência de materiais para trabalhar no laboratório de informática e ciências”
- “eficiência no transporte escolar”
- “precariedade na merenda escolar”
- “acúmulo de funções do coordenador pedagógico por falta de servidores para atuarem na área administrativa”
- “instalações elétricas antigas e ultrapassadas”
- “insuficiência de pessoal de apoio/administrativo”
- “32% das escolas visitadas não têm vice-diretor”
- “52% das escolas apresentam parede com infiltração”
- “81% das salas de aula possuem conforto acústico ruim e 67% possuem conforto térmico ruim”
- “50% dos alunos classificaram a ventilação como péssima”
- “Quanto à iluminação noturna 68% possuem iluminação externa, estando dentre estas 43% em estado ruim”
- “constatou-se que 96% das escolas não possuem carta de habite-se; 93% não possuem alvará sanitário e 93% não possuem alvará do corpo de bombeiros”
- “82% das escolas não possuem extintores; 89% não possuem hidrante com mangueira; 100% não possuem nem detector de fumaça nem sinalização de emergência; 89% não possuem luz de emergência”
- “quanto à rede de esgoto, quando 82% afirmaram não existir coleta e tratamento. Quase todas as escolas visitadas apresentaram esgoto a céu aberto e muitas unidades escolares apresentaram alagamento ocasionado pelas chuvas”

Ao final do Relatório são feitas recomendações e determinações à SEDUC, com vistas ao enfrentamento da situação.

Por Wanda Matos

Veja abaixo algumas imagens que revelam a precariedade das escolas públicas.




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