O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 24 de março de 2014

CONSULTOR INDICADO PELA CAPES RECOMENDOU A SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS POLÍTICOS DO PPGED COMO ESTRATÉGIA PARA SEU FORTALECIMENTO



O Professor Bruno Pucci, pesquisador muitíssimo respeitado em todo o Brasil, indicado pela Coordenadora da área de educação na CAPES, contratado pela PROPESPE-UFPA para ajudar a definir um Plano de Metas e estratégias para que o Programa alcançasse a nota 5 na avaliação da CAPES, indicou em 2011, quando o Programa se preparava para mais um triênio de avaliação, que seria necessário superar os “PROBLEMAS POLÍTICOS QUE TÊM ENVOLVIDO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO ICED” (veja o parecer anexo).


Os problemas identificados por Bruno Pucci são conhecidos por todos no PPGED e na UFPA, só não vê quem não quer!
A necessária qualificação do Programa passa, portanto, necessariamente, por uma gestão com capacidade de lidar com as divergências, com disposição para o diálogo e com tolerância às diferenças, além, é claro, da ampliação dos indicadores de produção intelectual do seu corpo docente.
Por conta das muitas tensões vividas no PPGED e no ICED pesquisadores importantes, como Wagner Wey Moreira e Regina Rovigati (pesquisadores produtividade do CNPq), se afastaram do Programa e do ICED. Também por conta destas tensões muitos professores doutores do ICED se negam a entrar do Programa e doze professores do Programa estão hoje ameaçados em um processo criminal por terem manifestado a sua opinião. O Programa tem como gestora uma INTERVENTORA nomeada pelo Reitor e as últimas gestões do Programa tiveram que gastar muitas energias com o gerenciamento de conflitos.
Também por contas deste clima belicoso a última assembleia dos estudantes terminou com uma grave agressão física de um estudante. Os socos desferidos naquela assembleia foram resultado de um clima de beligerância e de uma cultura de violência, foi uma agressão à dignidade humana e à democracia, incompatíveis com a ambiência de pesquisa que deve prevalecer em um programa de pós-graduação.
As alternativas colocadas nas atuais eleições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA são as seguintes: a reafirmação do conflito e da beligerância, ou a tentativa pelo resgate das relações de respeito e de diálogo.
Democracia é também poder dialogar, POR DIAS MELHORES, POR DIAS DE PAZ!
Veja anexo o relatório do avaliador externo indicado pela CAPES.

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