O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

sábado, 26 de outubro de 2013

SIMÃO JATENE, ALEX FIÚZA, ALICE VIANA E CIA LTDA, não basta ir para a mídia dizer que atendeu 90% de nossas reivindicações, tem que comprovar!!!




SIMÃO JATENE, ALEX FIÚZA, ALICE VIANA E CIA LTDA, não basta ir para a mídia dizer que atendeu 90% de nossas reivindicações, tem que comprovar!!!
(Prof. Nairo Bentes)

Em greve desde o dia 23 de setembro, nós, trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, estamos em um momento chave da nossa greve, o que acompanhamos até aqui é que o Governador do Estado, o senhor Simão Jatene, vem tratando com ignorância e truculência os trabalhadores em educação deste Estado. Depois de entrar com ação na justiça, declarando a greve como ilegal antes mesmo dela começar, observamos uma série de abusos por parte deste governo, chegando ao cúmulo de negar-se a negociar com a categoria mesmo com o Supremo Tribunal Federal declarando a greve como legalíssima. Ontem houve uma nova mesa de negociação com o governo, mediada pelo ministério público, conquistada após a ocupação do prédio da Secretaria do Estado de Educação, mas as propostas feitas feitas pelo Governo não satisfizeram à categoria docente, já que não foi apresentado nenhum ganho concreto, mas apenas “intenções”.

O quadro hoje é o seguinte, o governo usa a mídia afirmando que reunirá com a categoria novamente e que teria atendido 90% das reivindicações, o GOVERNO DO ESTADO MENTE e usa as grandes mídias para difundir essa mentira na sociedade como se fosse verdade, fazendo com que a população seja levada a acreditar que professores não tem motivo para grevar. O governo do Simão Jatene RESPONDEU A 90% DAS REINVINDICAÇÕES, PORÉM TODAS AS RESPOSTAS DE MANEIRA INSATISFATÓRIA. ATENDER é completamente diferente de RESPONDER com contra-propostas que só fazem retirar os direitos dos trabalhadores, ou adiam o debate para o ano de 2014 e até, 2015.
Nossa pauta, até hoje ignorada pelo Governador é:
-        Implantação da Jornada de trabalho com 1/3 de hora-atividade, no início do ano letivo de 2014 ( O governo  propõe 25% de hora-atividade para agosto de 2014)
-        Plano de carreira para os funcionários das escolas e do SEDUCÃO, com aprovação de Lei ainda este ano. (O governo diz que quando a greve terminar formará uma comissão para elaborar um projeto de Lei para em 2014 ser encaminhado à ALEPA e discutido na casa)
-        Regulamentação, através de Lei Estadual, de Eleição direta para Diretores e vice-diretores de escolas (O governo diz as escolas podem realizar eleição, porém com base em um decreto e com nomeações de diretores que podem ser tornadas sem efeito a qualquer momento se for da vontade do secretário de educação)
-        Regulamentação do SOME com lotação por jornada com garantia de 200h para os professores (governo apresentou um projeto de lei, que retira direitos da categoria e não garante a lotação por jornada)
-        Publicação de cronograma de reforma de escolas da rede estadual (Governo diz que chegará recurso do BID, que fará reformas, porém não acena para apresentação de cronograma e transparência.
-         Cumprir imediatamente o PCCR no que tange ao enquadramento, nas respectivas classes, todos os professores e técnicos em educação que concluíram cursos de especialização, mestrado ou doutorado; (Governo alega falta de recursos)
-         Reauste do valor dos ticket alimentação dos funcionários de escola e do SEDUCÃO (Governo nem responde, muito menos atende)
-        Pagamento de todos os retroativos devidos, incluindo os referentes ao não pagamento do piso no ano de 2011. (Governo diz que o Estado do Pará não tem dinheiro)
Então GOVERNO, não basta ir para a mídia dizer que atendeu 90% de nossas reivindicações, tem que comprovar!!!
DEMOSNTRANDO BOA VONTADE A CATEGORIA DESOCUPOU O SEDUCÃO, AGORA CABE AO GOVERNO MOSTRAR RESPEITO AOS PROFESSORES!!
Terça-feira (29), às 9h, HAVERÁ NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO E OS PROFESSORES ESTARÃO EM FRENTE AO MP (Pça Felipe Patroni, Cidade Velha/Belém) PARA PRESSIONAR.
A próxima assembleia será na quarta-feira (30), em local a definir.

Profº Nairo Bentes
Professor das Escolas Raymundo Vianna e Acy de Barros.
Dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário