O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A TRAJETÓRIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA – ETEMB

Michelle Ferreira Coimbra[1]


Este trabalho relata as experiências vivenciadas na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB em Belém do Pará, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, com intuito de analisar a contribuição desse programa para a formação acadêmica do pedagogo.
O PIBID de Pedagogia tem como objetivo qualificar a formação dos licenciandos da Universidade Federal do Pará (UFPA) para atuarem nas Escolas Tecnológicas da Rede Estadual do Estado que tem o projeto Ensino Médio Integrado vinculado à instituição, possibilitando aos acadêmicos a participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, de forma que busquem a superação dos problemas que possam enfrentar no interior das escolas, realizando assim, uma reflexão sobre as práticas formativas vivenciadas e promovendo uma articulação entre a teoria e a experiência dos discentes da UFPA e docentes da educação profissional paraense, elevando a qualidade da formação dos pedagogos e sua inserção nas práticas formativas no âmbito escolar.
Durante as experiências vivenciadas desde o inicio do programa até os dias atuais, tem sido um momento inovador, pois a ETEMB é uma escola que possui o Ensino Médio Integrado vinculado a instituição, mas até o momento, ainda não está efetivado, porém busca-se por essa efetivação através de diálogos, de movimentos ainda que restrito, como pequenas oficinas de iniciativas de alguns professores e que precisam crescer, é claro que a escola possuem seus problemas como qualquer outra, mas precisa supera-los para proporcionar uma educação de qualidade a todos que fazem parte da comunidade escolar.
 Compreendemos que a contribuição do PIBID para a formação do Licenciando em Pedagogia é primordial, pois proporciona uma formação que somente o Curso de Pedagogia não proporcionaria, trata-se da realização de atividades práticas, para além dos estágios curriculares, ligadas diretamente aos problemas reais de uma instituição pública da Rede Tecnológica Estadual do Estado do Pará voltada para a educação de jovens e adultos, proporcionando um aprendizado diante de uma vivência e um crescimento intelectual. Por meio desse projeto tivemos também, contato com diversos autores da área, e, além disso, a ETEMB estreitou os laços com a Educação superior (Universidade Federal do Pará), mas especificamente com Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, onde a escola teve a oportunidade de vivenciar espaços formativos que foram proporcionados aos docentes com intuito de trocar as experiências entre os discentes da UFPA e docentes da ETEMB.
Dessa forma, conclui-se que o PIBID proporcionou uma formação no campo da Educação Profissional, especificamente sobre o Ensino Médio Integrado, possibilitando participações em práticas educativas e experiências metodológicas inovadoras, de forma a vivenciar as dificuldades encontradas na escola e sua superação, mobilizando esses sujeitos a protagonizarem um processo de construção de conhecimento, assim, ocorrendo uma troca de experiência por futuros profissionais discentes da UFPA e profissionais já formados e atuando na ETEMB.
Em síntese, penso que a minha formação deu um salto qualitativo com a participação no PIBID, isso ocorreu por meio da participação ativa na construção dos meus conhecimentos sobre a escola pública e mais especificamente sobre o Ensino Médio Integrado, que era o foco desse trabalho. Mas, além disso, possibilitou-se uma inserção teórico-prática na construção de uma educação pública de qualidade social para todos nós, jovens paraenses.



[1] Aluna de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: michelle.coimbra@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário