O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

GEPTE promove encontro sobre diálogo com o trabalhador

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA), promove “O diálogo com o trabalhador”. O evento ocorre nesta quinta-feira, 31 de janeiro, às 16h, na sala FP-12, Setor Profissional da UFPA. no Campus do Guamá, em Belém.
Segundo o coordenador do GEPTE, professor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, o evento busca iniciar um diálogo sistemático, com lideranças de trabalhadores e suas organizações acerca da qualificação profissional. “Esta atividade é parte integrante da pauta da Escola do Trabalho (Laboratório de Práticas Pedagógicas Integradoras em Educação Profissional), projeto que recebe financiamento do MEC, da Capes e do CNPq. Nesta primeira reunião, a expectativa é que organizações de trabalhadores coloquem demandas de possíveis formações que possam ser desenvolvidas pela Escola do Trabalho”, explica.
O público-alvo do encontro são Sindicatos de Trabalhadores, Associações, Colônia de Pescadores, além de grupos de pesquisa que militam na formação de trabalhadores, como os que se articulam junto às ações de pesquisa-ensino-extensão ligadas à Educação do Campo, dentre outros grupos de pesquisa-ensino-extensão.
De acordo com o professor Ronaldo Araújo, é importante debater a questão da qualificação profissional, pois é um tema central para a sociedade contemporânea, mas este debate tem privilegiado apenas as demandas colocadas pelas empresas e os contratadores de mão de obra. “A perspectiva aqui é colocar este debate a partir da perspectiva dos trabalhadores. E, assim, procurar se planejar e promover ações de qualificação dos trabalhadores, as quais busquem valorizar as capacidades de trabalho, mas também promovam o ser humano e favoreçam uma vida social cidadã”, afirma.
GEPTE – O grupo iniciou suas atividades no ano de 2001 e tem se ocupado de pesquisas e discussões relativas à área de trabalho e educação, tendo sido mais presente, no Grupo, o desenvolvimento de ações de pesquisa focadas na educação profissional paraense, nas políticas educacionais brasileiras e no trabalho escravo contemporâneo.
A partir de 2013, com a criação da Escola do Trabalho, o GEPTE inaugura uma agenda de formação de lideranças de trabalhadores, de professores da rede pública e de estudante das licenciaturas, com vistas ao desenvolvimento pleno da população trabalhadora.
Para o professor Ronaldo Araújo, a UFPA tem nesta atividade a possibilidade de aproximação com a sociedade, em particular com as organizações de trabalhadores, já que este projeto articula atividades de ensino e pesquisa com a extensão universitária. “Cabe à Universidade a produção e socialização de saberes que contribuam para o bem-estar social e a consolidação de uma sociedade democrática. Com este projeto, a UFPA põe em ação os saberes relativos às áreas de trabalho e educação a serviço da valorização e do empoderamento dos trabalhadores”, finaliza.
Serviço:“O diálogo com o trabalhador”
Local: na sala FP-12, Setor Profissional da UFPA.
Data: 31 de janeiro de 2013
Hora: 16h
Mais informações, no site GEPTE ou pelo telefone (91) 3201-7774.
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / Projeto
Publicado originalmente no Portal da UFPA (http://www.portal.ufpa.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário