O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SEDUC limita a oferta de Ensino Técnico Integrado


A SEDUC – Secretaria de Estado de Educação do Pará normatizou o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A Portaria Nº 1519/2012 GS/SEDUC, publicada no DO de 10/12/2012, define critérios de seleção e matrícula para estes cursos.

A normatização é necessária e os critérios de seleção são razoáveis (favorecendo o aluno de escola pública com bom aproveitamento escolar). É problemático, entretanto, o artigo da 2º da referida Portaria que limita as matrículas no ensino integrado a jovens de até 17 anos e 11 meses. Este artigo, ao PROIBIR A MATRÍCULA DE ADULTOS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, torna muito mais distante a possibilidade de os adultos trabalhadores terem uma formação ampla e menos fragmentada.

Este artigo também inviabiliza a realização do PROEJA, curso técnico integrado na modalidade de jovens e adultos.

O Ensino Técnico INTEGRADO é uma modalidade de educação profissional criada com a intenção de enfrentamento à formação estreita, aligeirada e de má qualidade historicamente ofertada aos trabalhadores. Com esta Portaria, a SEDUC, na prática, assume como sua prioridade para o ensino técnico paraense as formas CONCOMITANTE e SUBSEQUENTE, que desvinculam a formação profissional da formação de cultural geral.

Neste sentido, a Portaria assinada presta um deserviço aos trabalhadores paraenses.

Veja a portaria no seguinte link: http://www.ioepa.com.br/2012/leitor.aspx?id=88170&p=forma+integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário