O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SEDUC REEDITA O PASSADO E VAI CRIAR UMA FUNDAÇÃO PARA GERENCIAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTADUAL (2)


Uma ação de fiscalização na gestão que a OS-ETTP fazia sobre as escolas de ensino técnico do estado foi feita pela SEDUC, em 2007, por meio de uma Comissão de Avaliação. A comissão identificou muitos problemas de não cumprimento das obrigações contratuais pela OS:

§  Inexistia dados referentes à quantidade de alunos formados pela ETPP em cursos técnicos;
§  Inexistia auditoria independente das ações da OS;
§  A OS extrapolava o limite de 40% dos recursos a ela repassados com despesas de remuneração, encargos trabalhistas e vantagens de qualquer natureza;
§  A OS não apresentava informações sobre infra-estrutura projetada/infra-estrutura instalada; projeção de inclusão no mercado de trabalho/inclusão no mercado de trabalho; estimativa de utilização da escola pela comunidade/participação da comunidade na escola.
A situação era tão feia que a AGE – Advocacia Geral do Estado e o TCE – Tribunal de Contas do Estado realizaram ações de fiscalização sendo que o TCE atestou que a OS não cumpria as suas obrigações contratuais, a partir do que orientou que a SEDUC não prorrogasse o contrato após 31/12/2007.
Conclusão:
A OS-ETTP foi reprovada pela comissão da SEDUC de avaliação interna
A OS-ETTP foi reprovada pela AGE – Advocacia Geral do Estado
A OS-ETTP foi reprovada pelos técnicos do TCE – Tribunal de Contas do Estado
Mesmo assim a SEDUC quer reeditar experiência semelhante ao criar uma fundação para fazer a gestão da educação profissional paraense. O que está por traz desta ação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário