O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SEDUC REEDITA O PASSADO E VAI CRIAR UMA FUNDAÇÃO PARA GERENCIAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTADUAL


O Secretário Adjunto de Ensino da SEDUC anunciou no Conselho Estadual de Educação que a SEDUC vai criar uma fundação para gerenciar a Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Pará.
Esta ação repete o que já fora feitos em passado recente, nos governos Almir Gabriel e Simão Jatene (de 2002 a 2006), quando o Estado transferiu a gestão (e os recursos) da educação profissional ofertada pelo estado para uma Organização Social, a OS-ETTP.
Já que, da mesma forma que fez com a OS, a SEDUC tenta se desresponsabilizar da gestão da educação profissional, transferindo-a para uma “organização independente”, cabe lembrar a experiência de gestão feita por esta OS, que gerenciou a educação profissional paraense nos.
A transferência da gestão feita pelo governo passado foi um desastre! As escolas ficaram sem coordenação pedagógica, a OS-ETTP promoveu o sucateamento na infraestrutura das escolas e os professores eram contratados apenas como horistas
Em 2006 a OS-ETPP manteve apenas 1.829 alunos e apresentou evasão média de 44%, tendo alguns cursos chegado a 60% de evasão.

As escolas de ensino técnico do estado, quando gerido pela OS-ETTP, apresentou evasão média de 44%, tendo alguns cursos chegado a 60% de evasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário