O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por que a SEDUC quer que uma fundação faça a gestão da educação profissional do Pará? - SEDUC REEDITA O PASSADO E VAI CRIAR UMA FUNDAÇÃO PARA GERENCIAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTADUAL (3)


A superação do modelo das Escolas de Trabalho e Produção, geridas por uma OS – Organização Social, e a implantação das Escolas Tecnológicas foi uma estratégia do Governo passado para construir um novo modelo de Ensino Médio integrado à Educação Profissional no estádio do Pará.

Enquanto a OS se aproximou dos empresários e funcionava dentro do SENAI, as Escolas Tecnológicas buscavam aproximação com a sociedade civil e passou a fazer parte da estrutura da SEDUC.

A OS sucateou as escolas existentes, em particular as escolas Técnica Magalhães Barata, Albertina Leitão de Santa Izabel e o Integrado Francisco da Silva Nunes, e construiu escolas que nem sequer tinham salas de aula, somente oficinas. Considerava que a formação de técnicos pressupunha apenas treinamentos estreitos e que seria desnecessário um tipo de formação que incorporasse atividades culturais, desportivas e científicas.

Com a criação da Rede de Escolas Tecnológicas houve a valorização da experiência existente dos diferentes profissionais lotados nas unidades escolares e foi projetada e iniciada a construção de escolas que tinham espaços de formação técnica mas também de cultura e ciência. A formação era pensada como um processo de qualificação amplo e duradouro.

A fundação que está em processo de criação representa um passado que não deu certo e o estrangulamento de uma experiência que tem sido muito positiva, a Rede de Escolas Tecnológicas. Esta só ainda não teve seu fim porque a SEDUC tem verbas para receber do MEC destinadas às unidades de ensino existentes.

Quanto à fundação, cabe ao Governo Estadual informar se são previstas ações de acompanhamento e controle por parte do estado? Se manterá equipe com capacidade para orientar e acompanhar as ações da fundação? E, principalmente, se a SEDUC construiu uma política para que esta fundação execute ou se deixará que esta defina suas diretrizes, suas metas, suas estratégias e os resultados esperados, assim como fez com a OS-ETTP?

Nenhum comentário:

Postar um comentário