Afinal, o que quer a SEDUC da educação profissional do Pará?
Lá se vão quase dois anos de governo Simão Jatene e a Secretaria
de Educação ainda não anunciou à sociedade paraense o que quer da educação
profissional.
A SEDUC mantém a agenda de construção de escolas definida
pelo governo anterior mas não realiza concurso público para docentes de ensino
técnico e procura o “Sistema S” (Senai, Senac, Senat e Senar) para ampliar a
oferta.
Afirma ter feito pesquisa de levantamento de demanda, mas
não ouviu as organizações de trabalhadores ou as universidades.
Valoriza a oferta de cursos concomitantes (que tem altíssimos
índices de evasão) e despreza os cursos integrados, que têm menor evasão e favorecem
uma formação mais sólida aos estudantes de cursos técnicos.
Não expande a oferta de PROEJA e nem promove a qualificação
dos profissionais que trabalham com esta forma de oferta do ensino integrado,
que atende trabalhadores ocupados.
Ouve-se a intenção de criar uma fundação que faria a gestão
da Rede de Escolas Tecnológicas, reeditando a experiência malsucedida da
OS-ETTP, que, segundo a Auditoria Geral do Estado, desviou recursos de suas
finalidades e teve péssimos resultados pedagógicos. Se isso se comprovar a
SEDUC estará dando alguns passos para trás e criando uma nova forma de
privatização da educação pública.
O que se espera é que a SEDUC diga claramente o que quer da Rede
de Escolas Tecnológicas, qual é o seu direcionamento pedagógico, que
estratégias de formação dos professores dos cursos técnicos estão sendo
previstas, que modelo de organização didática deve ser valorizado, ou seja,
espera-se que a SEDUC cumpra seu papel e explicite sua política para a educação
profissional de nível médio para o estado do Pará.
Mas temo que esta seja uma expectativa vã, já que a SEDUC
não definiu nenhuma diretriz pedagógica para qualquer etapa ou modalidade de educação
sob sua responsabilidade. O resultado disso pode ser a permanência dos péssimos indicadores educacionais do estado.
Bem, meu caro Ronaldo, infelizmente não é só a Educação Profissional que assim caminha...como você bem disse, não há definição de diretrizes para nenhuma modalidade. Carecemos não apenas diretrizes, mas principalmente de efetivas ações para o redirecionamento da Educação do Pará...veja em que nível está a Educação Especial, que já foi referência nacional...
ResponderExcluirOlá Sheilla, é verdade, a SEDUC não construiu uma política para a educação básica de nosso estado, ou seja, não tem orientações para dar aos profissionais da educação, de qualquer etapa ou modalidade.
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