O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que quer a SEDUC da educação profissional do Pará?

Afinal, o que quer a SEDUC da educação profissional do Pará?
Lá se vão quase dois anos de governo Simão Jatene e a Secretaria de Educação ainda não anunciou à sociedade paraense o que quer da educação profissional.
A SEDUC mantém a agenda de construção de escolas definida pelo governo anterior mas não realiza concurso público para docentes de ensino técnico e procura o “Sistema S” (Senai, Senac, Senat e Senar) para ampliar a oferta.
Afirma ter feito pesquisa de levantamento de demanda, mas não ouviu as organizações de trabalhadores ou as universidades.
Valoriza a oferta de cursos concomitantes (que tem altíssimos índices de evasão) e despreza os cursos integrados, que têm menor evasão e favorecem uma formação mais sólida aos estudantes de cursos técnicos.
Não expande a oferta de PROEJA e nem promove a qualificação dos profissionais que trabalham com esta forma de oferta do ensino integrado, que atende trabalhadores ocupados.
Ouve-se a intenção de criar uma fundação que faria a gestão da Rede de Escolas Tecnológicas, reeditando a experiência malsucedida da OS-ETTP, que, segundo a Auditoria Geral do Estado, desviou recursos de suas finalidades e teve péssimos resultados pedagógicos. Se isso se comprovar a SEDUC estará dando alguns passos para trás e criando uma nova forma de privatização da educação pública.
O que se espera é que a SEDUC diga claramente o que quer da Rede de Escolas Tecnológicas, qual é o seu direcionamento pedagógico, que estratégias de formação dos professores dos cursos técnicos estão sendo previstas, que modelo de organização didática deve ser valorizado, ou seja, espera-se que a SEDUC cumpra seu papel e explicite sua política para a educação profissional de nível médio para o estado do Pará.
Mas temo que esta seja uma expectativa vã, já que a SEDUC não definiu nenhuma diretriz pedagógica para qualquer etapa ou modalidade de educação sob sua responsabilidade. O resultado disso pode ser a permanência dos péssimos indicadores educacionais do estado.

2 comentários:

  1. Bem, meu caro Ronaldo, infelizmente não é só a Educação Profissional que assim caminha...como você bem disse, não há definição de diretrizes para nenhuma modalidade. Carecemos não apenas diretrizes, mas principalmente de efetivas ações para o redirecionamento da Educação do Pará...veja em que nível está a Educação Especial, que já foi referência nacional...

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheilla, é verdade, a SEDUC não construiu uma política para a educação básica de nosso estado, ou seja, não tem orientações para dar aos profissionais da educação, de qualquer etapa ou modalidade.

    ResponderExcluir